• Moodle
  • TNSJ
  • Serralves

27 maio 2024

Celebrar Abril!

12:47 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments


 

A festa da música e das palavras!





        Este nosso terceiro espetáculo, o segundo no Museu Quinta de Santiago, que tão generosamente nos acolheu de novo, prendeu-se, como não podia deixar de ser, com a celebração de Abril.

        Mais uma vez, aliámos a música às palavras e celebramos poetas que, através da sua poesia, lutaram contra a repressão e as injustiças sociais. Através das suas palavras, a esperança não se apagou e podemos, hoje, viver em liberdade. E todos precisamos, cada vez mais, de perceber que a liberdade conquistada precisa de ser alimentada e que os valores de Abril não podem ser esquecidos!

        E se “A poesia é o lugar onde as palavras se entregam ao poder do pensamento livre.” (In As sombras de uma azinheira. Laborinho Lúcio. 2022.), os poemas/textos dos diferentes autores selecionados para o espetáculo são exemplo disso. A escolha nem sempre foi fácil e, certamente, poderia ter sido outra… No entanto, todos os textos que foram ditos por alunos e professores, acompanhados musicalmente, têm o fervor da palavra, fundem significado e significante e como toda a grande poesia abrem caminho à humanização e permitem o pensamento livre.

        Os textos/poemas foram de autores que vão do final do século XVIII ao século XXI: Bocage, Almeida Garrett, Alexandre O’Neill, Saramago, Manuel Alegre, Ary dos Santos, Sophia de Mello Breyner Andresen, João Apolinário, Miguel Torga, António Ramos Rosa, Joana Gonçalves, Sidónio Muralha, Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria e José Fanha. 

        E se “a poesia é sentimento e é palavra, faísca que se acende ou água que se espelha entre os corpos, simulação que se sobrepõe ao ardor da chaga ou à graça do momento”, como dizia Urbano Tavares Rodrigues, e a música cura, enche-nos a alma e sempre nos eleva, todos os presentes se deixaram atingir pela faísca das palavras e a elevação da música…


        O nosso muito obrigada ao Museu Quinta de Santiago!

        Obrigada, Dra. Cláudia e Dra. Margarida!






08 maio 2024

Celebrar Abril

10:34 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 


        Mais uma vez, a ESBN e a Escola de Música de Leça da Palmeira vão realizar um espetáculo - Celebrar Abril: a música das palavras...as palavras da música..., na Casa Museu Quinta de Santiago, sexta-feira, dia 17 de maio, pelas 21 horas.

06 maio 2024

À conversa com...Laborinho Lúcio

11:30 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 À conversa com...Laborinho Lúcio



        
        Esteve, hoje, 30 de abril, na Biblioteca António Nobre, o Dr. Álvaro Laborinho Lúcio. Numa atividade integrada no Plano Municipal de Leitura da Câmara Municipal de Matosinhos, o escritor falou com os presentes sobre o seu percurso na vida pública mas também sobre o seu percurso literário.

        Numa conversa envolvente, o Dr. Laborinho Lúcio abordou diferentes assuntos relacionados com a escrita e a leitura, estabelecendo um inteligente diálogo com os presentes que se renderam ao seu poder comunicativo que a todos encantou.


        Obrigada, Dr. Laborinho Lúcio!



        

Visitações - Teatro Nacional de São João

11:30 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

        Visitações



        Parabéns ao Clube de Teatro que. este fim de semana, atuou no Teatro Nacional de São João num projeto que envolveu diferentes escolas, tendo como objetivo as comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.






Concurso Local de Leitura

11:30 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments


 

        Foi nas instalações da Câmara Municipal de Matosinhos que decorreu mais uma atividade promotora da leitura - Concurso Local de Leitura. fase concelhia.

        Parabéns a todos os participantes!

        E que bom ver a ESBN entre os vencedores!




#50anos25abril: Viver Abril!

11:29 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 

Viver Abril!


        Este foi o mote escolhido para o 12.º B trabalhar o tema lançado para as Semanas Alternativas do ano letivo 2023-2024: «”Esta é a madrugada que eu esperava” – Celebrar o 25 de Abril».

        O tema impunha-se neste ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução de Abril. 

        O país em que hoje vivemos e a forma como hoje vivemos pouco ou nada têm a ver com a realidade de 24 de Abril de 1974. E se a geração mais velha tem na memória a vivência numa sociedade marcada pela ditadura do Estado Novo, as gerações mais jovens, os nossos alunos, dificilmente podem imaginar o que era viver sem LIBERDADE.

        Por isso, todos os alunos da ESBN foram desafiados a pesquisarem e a refletirem sobre essa realidade tão distante já deles, mas que não pode ser ignorada para que o pesadelo que ela representa não se repita.

        O que, neste Café Concerto, estes jovens apresentaram é, pois, o resultado do seu projeto: para além de dados que caracterizam a sociedade do antes e do depois de 25 de Abril, poemas de poetas que experienciaram a realidade de viver sem liberdade de expressão e algumas cantigas que foram símbolos dessa mesma realidade preencheram o fim de tarde do dia 24 de Abril. Pais e familiares, alunos e professores, mas também alguns agentes operacionais puderam constatar que, efetivamente, “A poesia é a voz da revolução” , como dizia Antero de Quental, um poeta e grande pensador do século XIX e que “A cantiga é uma arma” como cantava José Afonso.