• Moodle
  • TNSJ
  • Serralves

13 dezembro 2022

Projeto IndieJúnior

13:30 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 



    Desde o início deste ano letivo, o 11.ºB está envolvido com o Festival de Cinema Juvenil IndieJúnior. O IndieJúnior é uma secção do Indie Lisboa dedicado aos mais novos e que visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e jovens através de uma experiência artística lúdica.
    À turma foi atribuída a tarefa de selecionar um grupo de filmes para ser apresentado a concurso numa sessão deste festival. Para além de assistir a filmes, dos mais variados tipos, a turma participou numa palestra com Miguel Valverde, um dos programadores deste festival, bem como em diversos Workshops com o professor José António, no intuito de perceber toda a dinâmica que envolve a tarefa da programação.
    Na sequência destas atividades, a turma foi convidada a criar uma curta-metragem para passar no festival. Todo o processo criativo, desde a criação do argumento, o período de pré-filmagens e as filmagens, foi acompanhado por dois professores e um grupo de alunos da Escola Artística e Profissional Árvore.
    Os alunos, em geral, têm achado esta experiência bastante enriquecedora, especialmente, por promover o debate de ideias e o desenvolvimento de um espírito crítico e argumentativo, uma vez que as opções tomadas relativamente aos filmes têm de ser devidamente justificadas. No processo de filmagem, nem todos os alunos tiveram o mesmo grau de participação, mas todos deixaram um pouco da sua marca ao longo de todo o processo. Pode-se considerar que o filme é um verdadeiro trabalho da turma.
    Com este projeto, os alunos foram capazes de aprender diferentes formas de gravar um filme e as suas respetivas regras, não só no que diz respeito à gravação mas também à montagem. Enfim, foram capazes de aprender como se realiza verdadeiramente um filme, fazendo ainda novos amigos e trabalhando em conjunto. Trabalhando todos em equipa, os alunos organizaram cada passo e desenvolveram um trabalho rigoroso. Esta atividade tem sido, igualmente, importante para alguns alunos, uma vez que parecem ter descoberto um novo ramo de profissões que talvez nunca tivessem considerado antes, podendo ser o que realmente querem fazer no futuro.
    O 11.º B agradece muito a todos os envolvidos a oportunidade que lhe foi proporcionada, não querendo deixar, ainda, uma palavra de incentivo a todos os professores para que criem mais situações em que atividades como esta possam ser concretizadas com sucesso.

                                                                                                                   Os alunos do 11.º B









0 comentários:

Enviar um comentário