• Moodle
  • TNSJ
  • Serralves

09 fevereiro 2026

Desafio de escrita...

13:38 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Desafio de escrita...





        Partindo da leitura de um excerto do livro A Trança de Inês, de Rosa Lobato de Faria, os alunos das turmas do 9.º B e C foram desafiados a escrever um texto, imaginando que planeavam enviar uma carta de amor:  

“Com pequenas variantes um dia como todos os outros, até que bateste levemente na porta e inundaste a minha sala com a água clara dos teus olhos e salvaste a minha vida com o filtro mágico do teu sorriso e acendeste o mundo com…”

        Aqui apresentamos o resultado desse trabalho de escrita.

        Parabéns aos artistas! E à professora Bárbara Sousa!








9.ºB


… o brilho da tua alma, aqueceste o meu coração, como o Sol aquece a Terra.

 (Rodrigo Rocha)


... a tua alma, a alma que ilumina qualquer pessoa nos dias escuros; tudo em mim mudou, porque gostar de ti é fácil e amar-te é a melhor parte de mim. Contigo sinto-me bem. Gosto de quando me fazes rir e estar contigo faz tudo ficar mais leve. 

(Ester Eusébio)


…essa tua energia radiante. Nunca pensei em encontrar alguém como tu, alguém sempre a sorrir, que nunca vê o mal em nada nem em ninguém; mas encontrei, e ainda bem que sim, pois não me imagino a viver sem ti, sem ouvir o teu riso, as tuas piadas sem sentido, sem poder acordar e olhar para os teus olhos, os mais bonitos que já vi. Por isso, escrevo-te esta carta para te relembrar que, a partir do momento em que te vi pela primeira vez, soube, soube que eras tu com quem queria passar o resto da minha vida.

 (Catarina Gomes)


...o teu vestido, cor do Sol, que iluminou todo o compartimento. É possível sentir também o cheiro do teu perfume, que entra pelas minhas narinas, tal como nós entramos no mar. Sentaste-te ao meu lado e pude notar o colar que trazias: carrega sentimentos e memórias inesquecíveis de tudo o que somos. Quando iniciaste a conversa, as tuas cordas vocais aqueceram-me o coração, como fazem sempre. Levam-me a conhecer novas perspetivas e a imaginar o nosso futuro juntos.  (Maria Areias)


(…) com cores que nunca antes tinha visto. Agora os dias não são cinzentos nem chuvosos, são, sim, luminosos e radiantes. Contigo as músicas começaram a fazer sentido.  

(Leonor Queirós)


... a tua alma, que elimina os choros dos dias chuvosos, e melhoraste o meu dia quando achei que ia ser eu a melhorar o teu, e trouxeste saudade, saudade, só e apenas saudade, e leste os meus planos como se fossem os teus, e rezaste uma oração como eu a rezo a Deus. 

(Joana Sousa)


… a luz que afastava a escuridão. Já não me lembro dos dias antes de te conhecer. 

(Ivan Ferreira)


… o teu brilho, que queimava mais que o Sol… Era só contigo que eu sonhava andar… és tão bela! De repente, aquela sala iluminada pela tua presença ficou escura: o sofá, a mesa, tudo desapareceu, até tu! Foi aí, na escuridão imensa, que o despertador tocou. Acordei com aquela vontade de querer voltar a adormecer para voltar a sonhar contigo, pois só nos meus sonhos é que estás ao meu lado!... 

(Vasco Carneiro)


… os teus cabelos claros, a tua pele suave como algodão, o teu riso leve e sereno, a tua forma brilhante e alegre de viver a vida. Eu quero ficar contigo, até que a morte nos separe. Eu quero viajar pelo mundo contigo ao meu lado.  

(Vicente Carvalho)


…o teu encanto e gentileza. Tinhas o bolo de boas-vindas à vizinhança numa mão e as chaves do carro na outra. O teu jeito atrapalhado quando me viste e a forma como me saudaste com dois beijinhos fez-me sentir no céu. O modo como falavas apreensivamente e com um sorriso tímido levou-me à Lua. Foi aí que soube que eras tu, o mesmo menino que me dá flores sempre que pode, que move montanhas só para me ver por alguns minutos e que me beija como se não houvesse amanhã. Amo-te.  

(Clara Cadilhe)


… com a tua alma. Tudo em ti brilhava, desde a ponta dos teus pés até ao último fio do teu cabelo. Hoje era um daqueles dias em que sabia que amar com a alma e com tudo o que tenho é o melhor que posso fazer. Quero, para o resto da minha vida, poder observar e conhecer cada detalhe sobre ti, como conheço a palma da minha mão. Valia a pena fazer de tudo por ti porque, afinal, és tu e para sempre serás tu. 

(Inês Pinheiro)


… o teu brilho, fazendo o meu dia mil vezes melhor. Desde que entraste na minha vida, tudo ficou diferente. Os dias ganharam mais cor, ficaram mais fáceis e o meu coração aprendeu a bater de um jeito novo por ti. 

(Ana Beatriz Simões)


…a incrível luz do teu coração; sem ela, tudo se torna uma escuridão.  A minha vida ficou mais tranquila, como as ondas do teu cabelo; tornou-se tudo mais suave tal como cada toque dos teus suaves pés. 

(Rodrigo Inácio)


… essa personalidade tão única, iluminaste a minha vida com esses cabelos claros, tornaste-te a luz no meio de uma gigante escuridão, tornaste-te uma parte de mim, uma parte que eu sempre desejei, encantaste o meu olfato com esse teu perfume de rosas, encantaste-me com essa tua beleza, uma beleza tão única, assim como tu.  

(Maria Imaginário)


… a chama do teu olhar selvagem e livre como um lobo na sua floresta. És o oxigénio que me entra pelo corpo e me faz funcionar. És as tão belas rosas que nascem na primavera sem avisar. O teu rosto fascina-me, o teu cheiro intoxica-me, somente a tua presença me faz querer continuar a caminhar pela rua da vida. 

        Contigo aprendi a amar como nunca o fiz. Fizeste de mim este buraco de desespero que sou. Por ti morreria, pelo nosso amor eterno, que nos aquece nos invernos, que entrelaça as nossas almas tão fortemente que nos deixa sem fôlego. Amar-te é existir em plenitude, é sentir que cada batida do meu coração tem um propósito, que cada dia transporta algo vivo...intenso...e real. 

        Sem ti, existir seria apenas sobreviver, seria querer sem poder ter, porque a minha existência começa em ti... e termina...onde a tua presença deixa de viver.

(Carolina Ramirez)   



9.ºC


… o teu brilho, que ilumina tudo por onde passas, graças à bondade e empatia que sempre tiveste, tão pronto para ajudar os outros. Tu, que sempre me desenhaste um sorriso na cara, nos momentos maus e bons, chegaste à minha vida para lhe dar cor, brilho, animação… Às vezes longe, mas sempre perto. Por onde passas, enches salas de risadas e de bons momentos. Obrigada por me tirares da escuridão onde estava antes. 

(Ana Sofia Machado)


… paixão. A tua voz suave como as ondas do mar refresca os meus ouvidos, enquanto os meus olhos gritam pelo teu amor. Os teus cabelos de escuridão assentam perfeitamente, como se tivessem sido feitos para encaixar na minha mão. Todas as minhas palavras são fruto da minha imaginação, porém os meus sentimentos são reais e puros. Espero pelo teu doce amor. 

(Íris Rocha)


… uma sensação desconhecida. Algo que não sentia. Com vontade de te ver, tocar e cheirar todos os dias. E eu sofro. Sofro porque não quero sentir isto. Quando olho para ti, fico a arder tanto que nem os oceanos conseguem apagar este fogo tão intenso. Quando sinto o cheiro do teu cabelo, vou para o paraíso. E por que é que sinto isto? Esta sensação tão desconfortável, mas tão confortável ao mesmo tempo… Se quiseres, fica, se não, vai embora. Eu não quero que sejamos mais uma catástrofe de amor como D. Pedro e D. Inês. 

(Beatriz Valente)


… e acendeste o mundo com a tua simpatia, que exalta a minha sensação de viver. Quando chegaste mais perto, senti o cheiro a rosas que emergia de ti e só te imaginei a passear, num belo dia, fazendo todos vislumbrar a beleza que vem de ti. És o meu porto seguro, o qual não abandono por nada e no qual quero passar o resto da minha vida. 

(Salvador Mesquita)


… o teu brilho, que todos os cantos ilumina sem muito esforço, e a tua pele, que mesmo imperfeita é tão suave, e reconfortaste-me com o teu toque, que me deixou a pensar: “Será que vale a pena passar por isto de novo?” Não preciso de ninguém a chamar pelas senhas para saber que na fila estás, para entrar no meu coração, porque no pensamento já vives há uma eternidade. Tão fácil foi! Como alguém que vai ao padeiro e pede o que deseja, chegaste tu, e sem piedade pediste um lugar dentro de mim, e sem me aperceber entreguei-to, sem pensar duas vezes, porque dizem que o amor é cego, mas eu sempre tive olhos apenas para ti. Tanto tempo afogado vivi nos meus pensamentos, mas quando o tentei fazer mais uma vez, para escapar à realidade, não consegui, porque finalmente tinha um propósito para me levantar todos os dias. 

 (Miguel Campos)


… a tua beleza inigualável. Como o meu coração bate quando perto de ti estou, abriste os meus olhos para um mundo melhor, um mundo melhor contigo. Cegado pelo teu encanto estou.

(Tomás Monteiro)


… a tua voz, eu amo-te e sempre te amarei, soube isso desde o dia em que te conheci; fiquei apaixonado pela tua gentileza, deslumbrado pela tua simpatia e espantado com a tua inteligência. És a única pessoa com quem eu alguma vez já quis estar. 

(Tiago Oliveira)


… a tua presença constante. Desde esse dia, tudo parece mais leve. Gosto de me sentir segura e feliz ao teu lado e sinto que posso ser eu mesma sem precisar mudar nada. Contigo, todos os dias maus se tornam bons e todos os momentos difíceis ficam mais fáceis. Isso faz com que tudo pareça mais simples. 

(Rita Teixeira)


…o fogo da tua determinação, os teus fios acastanhados deram cor à minha vida. Desde o momento em que acordo até ao segundo em que me repouso, o meu único pensamento e desejo é a tua companhia e o cheiro subtil que eu consigo sentir de cada vez que passas por mim. Enquanto tu tentas fingir e omitir, eu não guardo este meu amor ardente. Por ti, eu lutaria contra batalhões inteiros, só para te ter única e exclusivamente para mim. Eu não me importaria de me afogar no teu olhar todos os dias, se isso significasse que estaria na tua presença pelo resto da minha vida.

(Leonor Gonçalves)


…a chama ardente do teu coração. Olhei para ti e percebi que é contigo que eu quero partilhar o meu tempo. Quero conhecer-te, ouvir as tuas memórias passadas e ajudar-te a criar novas comigo ao teu lado. 

(João Santos)


... a luz brilhante vinda do teu bonito cabelo. Com tudo isto, levaste-me a abrir um caminho melhor para a minha vida. Tudo, a partir daí, ficou mais reluzente, com mais vida, com mais cor, tudo ficou diferente, como nunca tinha visto antes... Com esta carta, queria que soubesses o quão és importante para mim e como te tornaste numa pessoa indispensável na minha vida. Obrigado por tudo!!!  

(Rodrigo Silva Martins)


… o brilho do teu cabelo, tu fizeste a minha vida feliz como ninguém antes fez, és a razão de me levantar todos os dias à espera de um dia melhor. Eu quero viver contigo, o que nunca antes desejei, e aproveitar todos os momentos de todos os dias contigo. 

(Bernardo Rodrigues)


… a tua bondade, alegria e paixão. Nos dias seguintes, só conseguia pensar em ti, nos teus olhos, no teu sorriso mágico e no quanto gostava de ti. Não sabia como dizê-lo, mas eras a pessoa ideal. Desde aquele dia em que bateste levemente na porta, soube que havia alguma coisa de diferente em mim. Eras a pessoa com quem gostava de passar os melhores momentos da minha vida.  

(Francisco Conceição)


… paixão. Com poucos gestos de amor conquistaste o meu coração. És a luz que ilumina a minha vida.  

(Beatriz Ribeiro)


… a tua alegria, uma cor viva que preenche a Terra; tu és o Sol acima de mim, o motivo do meu levantar todos os dias. Levaria uma facada no coração se ficasse sem os teus olhos, os mais profundos que já vi, as tuas piadas e o teu sorriso, mais brilhante que as estrelas. Não entendo o que é o amor, mas acho que o que sinto é capaz de ser mais forte. Com certeza, eu posso dizer que te amo e que amar-te foi a coisa mais bem feita que me aconteceu. 

(Mafalda Padrão)


0 comentários:

Enviar um comentário