Grande Pesca Sonora
Grande Pesca Sonora
Quadras ao gosto popular
Exames...
Mais um ano letivo que termina ...
Eis-nos chegados ao meio do mês de junho. As aulas terminaram!
Mais um ano letivo chegou ao fim! Mais uma etapa termina!
Boas férias!
Boas férias para todos aqueles que já terminaram as suas atividades e com o sentimento do dever cumprido.
CLUBE DE MÚSICA - Ensaio aberto!
Música! Que ótima maneira de terminar o ano letivo 2025-2026!
O Clube de Música da ESBN convida toda a comunidade a assistir a um ensaio, no polivalente da Escola.
Apareça! Até porque a música nos eleva e nos torna mais humanos!
Amor...
Ainda a propósito da palavra escolhida na ESBN
Cruzeiro Seixas. A palavra amor é incendiária.
amor, Manuel Alberto Valente
Amor começa com a letra a, a primeira letra do alfabeto. Por isso o amor está no princípio de tudo, no caos original, quando Deus ainda não tinha inventado o primeiro dia nem Eva descobrira a maçã do desejo.
A segunda letra é um m, de madrigal, de mãe, de morte, porque o amor é sempre uma maneira de afastar a mãe, de adiar a morte.
O o não falará de ódio, nem de olvido - é um o de orgulho, de odisseia
é uma praia quando a maré está cheia
e a areia diminui envergonhada e frágil
O r é o que resta quando o amor acaba - quantas vezes remorso, raiva, rebeldia
e a memória longínqua do primeiro dia
da primeira palavra
do primeiro beijo
Escrevo esta palavra e acorrem outras que dizem quase o mesmo. A palavra irmão. A palavra abril. E o teu nome flutuando ao vento, inteiro e limpo, encostado à brancura da cal, dormindo entre lençóis de puro linho.
In A minha palavra favorita. Edição Jorge Reis-Sá. Lisboa: 2007.
E a palavra vencedora é...
E ainda a engenharia do futuro... e a alegria do dever cumprido!
"Engenheiros do Futuro"
À conversa com a engenharia...
A conversa com os convidados da FEUP sobre a Engenharia do
futuro decorreu num ambiente muito motivador. Todos os presentes mostraram
interesse e foram muitos aqueles que participaram na conversa, colocando
questões e contribuindo para o debate de ideias.
A noção de que é precisa uma aprendizagem contínua, que seja
capaz de responder aos desafios do mundo de hoje , não só nos domínios técnicos
mais avançados, mas também naquilo que diz respeito à IA, à robótica, à procura
de novas soluções para responderem às necessidades energéticas sustentáveis foi
transmitida, como o foi, igualmente, a ideia de que a atuação profissional se
deve sempre pautar pela ética.
Todos saímos mais enriquecidos e os “futuros engenheiros”
ficaram, certamente, mais elucidados e conscientes das possíveis escolhas num
futuro já tão próximo.
Obrigada aos convidados pela sua disponibilidade e por toda
a partilha que promoveram!
Obrigada aos organizadores do 12.º D que souberam
corresponder às expectativas!
Obrigada aos participantes que contribuíram com a sua
participação assertiva!
"Engenheiros do futuro"
7 de maio e 2026
Dia Mundial da Língua Portuguesa
5 de maio de 2026
Dia Mundial da Língua Portuguesa
5 de maio de 2026
DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
5 de maio
A língua portuguesa tem mais de 800 anos de história documentada. A nossa língua, com raízes no galaico-português falado desde o século IX, evoluiu do latim vulgar e é, hoje, a língua oficial em nove países e, igualmente, partilhada pela região administrativa de Macau. É, pois, uma língua de grandes legados, de grandes afetos, é uma língua viva, dinâmica e que vai sendo moldada pelos seus falantes que são mais de duzentos e sessenta milhões. É a quinta língua mais falada do planeta!
Tratemos muito bem a nossa língua portuguesa!
Livros, livros, livros...
Livros, livros, livros... porque os livros são importantes!
Já elaboramos a nova lista de aquisições com as propostas de muitos alunos e professores da ESBN.
Obrigada, a todos/as quantos deixaram a sua sugestão!
Em breve teremos mais novidades!
A beleza da arte em papel
E a arte não nos deixa indiferentes!
A beleza deste balão, exposto na entrada da ESBN, encanta quem por lá passa! Faz-nos sonhar e voar mesmo sem asas...
É obra do artista Luciano Brito que trabalha o papel como ninguém!
Que bela homenagem ao escritor José Saramago!
José Saramago - cidadão
Numa palestra / diálogo, quinta-feira, 23 de abril, falamos sobre José Saramago - cidadão, mas também sobre a importância da arte e de como as diferentes artes se podem entrecruzar, completar, enfim, dialogar.
E, por isso, o encontro teve momentos diferentes: um primeiro momento musical, com o Rodrigo Geraldes, depois uma bela síntese que define Saramago, com o Nicolas Gaspar. Em seguida, uma conversa com a Dra. Fátima Matos, da Associação Ar Evento, que privou de perto com José Saramago e veio partilhar essa sua experiência, e ainda dois artistas plásticos (Marco Dias, pintor e Luciano Brito, artesão com papel). Esta conversa pretendeu destacar, sobretudo, o facto de Saramago ser um escritor que dizia “Vivo desassossegado, escrevo para desassossegar.”, uma pessoa que sempre se preocupou com a condição humana, que nunca aceitou a resignação nem a negligência e que sempre lutou pela liberdade. Um homem solidário e generoso. Um homem preocupado com o outro.
E todas estas características foram salientadas até porque temos, cada vez mais, de as valorizar.
Não nos deixemos conformar, façamos como Saramago e “vivamos desassossegados”, tornemo-nos mais humanos. Essa será a nossa grande tarefa, a grande tarefa dos jovens, quase adultos...
E porque a música cura a alma (pensemos em Blimunda) e sempre nos eleva, deixamo-nos, então, atingir pela elevação da música e pela força das palavras que foram proferidas.
25 de Abril 2026
Celebrar Abril é
celebrar a LIBERDADE!
É dizer não à
resignação, à negligência, ao conformismo. É dizer sim à solidariedade, à
dignidade humana, à HUMANIZAÇÃO.
Não nos esqueçamos nunca que a Liberdade conquistada
precisa de ser alimentada e que os valores de Abril não podem ser esquecidos.
Este ano, Portugal celebra o 52.º aniversário da revolução
e o 50.º da Constituição da República Portuguesa.
No Dia Mundial do Livro, SARAMAGO
Dia Mundial do Livro 2026
23 de abril
Dia Mundial do Livro
23 de abril
“O livro é, sobretudo, um recipiente onde o tempo repousa. Uma prodigiosa armadilha com a qual a inteligência e a sensibilidade humana venceram essa condição efémera, fluente, que levava a experiência do viver para o nada do esquecimento.”
Emilio Lledó. Los libros y la libertad.
José Saramago - cidadão
Amanhã, 23 de abril, em vésperas do 25 de Abril e no Dia Mundial do Livro, a Escola Secundária da Boa Nova recebe, no seu auditório, pelas 15:15horas, a Dra. Fátima Matos, da Associação Ar Evento, e os artistas plásticos Marco Dias e Luciano Brito, para uma conversa/diálogo sobre José Saramago - cidadão.
Apareça!
Encontro com o escritor Pedro Rodrigues
Mais um encontro com um escritor… e, esta quarta-feira, o escritor foi Pedro Rodrigues.
Pedro Rodrigues é um jovem escritor (ainda não tem 40 anos) que nasceu na Figueira da Foz.
Estudou engenharia civil, mas cedo percebeu que não era isso que verdadeiramente queria.
Criou um blogue – “Os Filhos do Mondego” – e tornou-se conhecido no mundo digital. É tradutor, é ilustrador e disse: "a arte sempre me trouxe alegria".
Publicou, em 2019, o seu primeiro romance, “Deve ser Primavera algures” – título bem sugestivo, a que se seguiram outros, como, por exemplo, “Amor de pechisbeque”, “Alice do lado errado do espelho”, A Mar” e, recentemente, "O que cede em silêncio". Sobre os seus livros partilhou "não seguem um padrão, mas partem do real conhecido para a ficção".
Hoje, é já um autor com marca no panorama da literatura portuguesa da atualidade.
Pedro Rodrigues esteve na Biblioteca da ESBN para falar com mais de cem alunos e partilhar a sua experiência de leitor e de escritor, pois um bom escritor é, certamente, um grande leitor.
Obrigada, Pedro Rodrigues, por ter vindo à ESBN.
Obrigada à Biblioteca Municipal Florbela Espanca por nos ter proporcionado mais este encontro.
Encontro com um escritor...
Mais um encontro com um escritor...
Pedro Rodrigues estará na Biblioteca António Nobre, quarta-feira, dia 15 de abril, pelas 10:30, para conversar com alunos do 10.º ano, da ESBN.
Apareça!
Porque escrever é importante, a voz aos artistas...
A ESBN no LeV- Literatura em viagem
LeV - Literatura em viagem
"Mais importante do que o destino é a viagem."
Eduardo Lourenço
LeV- Literatura em viagem 2026 regressa a Matosinhos e faz a festa da literatura, das palavras…
De 10 a 19 de abril, serão muitos os escritores que passarão pelo palco da Biblioteca Municipal Florbela Espanca para o diálogo entre diferentes figuras do panorama cultural contemporâneo. Aqui se cruzarão pensamentos e reflexões sobre a atualidade e as questões que estão, hoje, na ordem do dia política, económica e culturalmente falando.
Não deixe de aparecer!
A entrada é gratuita!
EÇA DE QUEIRÓS - 180 anos do seu nascimento
A música está sempre presente!
E a Festa da Poesia continua na Biblioteca António Nobre!
Mais poesia, mais leitura, hoje, com os alunos da Sala de Apoio à Aprendizagem.
Depois de uma leitura expressiva do poema Primavera, de Miguel Torga, os alunos da Sala de Apoio à Aprendizagem falaram sobre esta bela estação do ano, que sempre nos convida à renovação e nos ajuda a manter a esperança num amanhã melhor, tendo feito, depois, uma trabalho manual alusivo à época: pássaros e flores invadiram a Biblioteca António Nobre!
Que outros livros gostaria de ter na nossa Biblioteca?
Os dias cresceram, há mais tempo para ler e a Biblioteca António Nobre incentiva os alunos da ESBN a fazerem propostas para a aquisição de novos títulos.
Para isso, existe uma caixa, na BE, na qual pode deixar as suas sugestões!
Não deixe de participar!
Celebrando a Poesia na Escola Secundária da Boa Nova
Concurso Local de Leitura - Prova concelhia
Dia vinte de março, sexta-feira, nas instalações da Câmara Municipal de Matosinhos, teve lugar o Concurso Local de Leitura e fez-se a festa da leitura . Alunos dos diferentes níveis de ensino das escolas do concelho (82 alunos, este ano) mostraram a sua competência leitora, primeiro numa prova escrita e depois numa prova oral, perante um júri e uma plateia entusiasmada.
Os alunos envolvidos estão todos de parabéns!
A Ana Beatriz Vaz e o João Luís Martins, do 7.º B e 11.º D, respetivamente, sobressaíram e passaram à última fase do concurso, tendo a Ana Beatriz conquistado o segundo lugar, do 3.º ciclo do ensino básico.
Poesia pela Paz!
Como os tempos que correm parecem ter esquecido a sua importância …
ODE À PAZ
Pela verdade, pelo riso, pela luz, pela beleza,
Pelas aves que voam no olhar de uma criança,
Pela limpeza do vento, pelos atos de pureza,
Pela alegria, pelo vinho, pela música, pela dança,
pela branda melodia do rumor dos regatos,
Pelo fulgor do estio, pelo azul do claro dia,
Pelas flores que esmaltam os campos, pelo sossego, dos pastos,
Pela exatidão das rosas, pela Sabedoria,
Pelas pérolas que gotejam dos olhos dos amantes,
Pelos prodígios que são verdadeiros nos sonhos,
Pelo amor, pela liberdade, pelas coisas radiantes,
Pelos aromas maduros de suaves outonos,
Pela futura manhã dos grandes transparentes,
Pelas entranhas maternas e fecundas da terra,
Pelas lágrimas das mães a quem nuvens sangrentas
Arrebatam os filhos para a torpeza da guerra,
Eu te conjuro ó paz, eu te invoco ó benigna,
Ó Santa, ó talismã contra a indústria feroz.
Com tuas mãos que abatem as bandeiras da ira,
Com o teu esconjuro da bomba e do algoz,
Abre as portas da História,
deixa passar a Vida!
Natália Correia, in Drujba - Amizade, revista da Associação Portugal-Bulgária, Julho/Setembro de 1989







