• Moodle
  • TNSJ
  • Serralves

16 junho 2026

Grande Pesca Sonora

14:24 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Grande Pesca Sonora


        A Grande Pesca Sonora é um projeto multidisciplinar que associa a música ao teatro, às artes visuais, à literatura e à dança. Este projeto integra alunos de várias escolas do concelho, projetos comunitários e famílias e são orientados pelos músicos da OJM e formadores convidados.

        É já no próximo domingo, 21 de junho, que os nossos alunos irão atuar na Real Vinícola, em Matosinhos. Partindo do mote “Tempo para a Liberdade”, os alunos do Clube de Música darão o seu concerto pelas 18 horas. Esta atividade decorre de uma parceria entre o Projeto Cultural de Escola e o Programa Educativo desenvolvido pela Orquestra Jazz de Matosinhos.

        Apareça! A entrada é livre!


Quadras ao gosto popular

12:07 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Quadras ao gosto popular




        Em mês de Festas Populares (e por isso de manjericos, sardinhas, cantigas e danças) e para encerrar a atividade do blogue da Biblioteca António Nobre, nada melhor do que umas belas quadras escritas pelo nosso grande poeta Fernando Pessoa, que escreveu centenas delas dois anos antes de falecer. 
        De lembrar que Fernando Pessoa nasceu a 13 de junho, dia de Santo António, no ano de 1888, na cidade de Lisboa.

        Todas essas quadras foram selecionadas, organizadas e publicadas pela primeira vez em 1965 por George Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho sob o título de Quadras ao Gosto Popular


Aqui ficam algumas dessas quadras...


O manjerico comprado
Não é melhor que o que dão.
Põe o manjerico ao lado
E dá-me o teu coração.

Manjerico que te deram,
Amor que te querem dar...
Recebeste o manjerico.
O amor fica a esperar.

Manjerico, manjerico,
Manjerico que te dei,
A tristeza com que fico
Inda amanhã a terei.

A abanar o fogareiro
Ela corou do calor.
Ah, quem a fará corar
De um outro modo melhor!

Cantigas de portugueses
São como barcos no mar —
Vão de uma alma para outra
Com riscos de naufragar.

Meia volta, toda a volta,
Muitas voltas de dançar...
Quem tem sonhos por escolta
Não é capaz de parar.

Comes melão às dentadas
Porque assim não deve ser.
Não sei se essas gargalhadas
Me fazem rir ou sofrer.

Compras carapaus ao cento,
Sardinhas ao quarteirão.
Só tenho no pensamento
Que me disseste que não.

Dá-me um sorriso a brincar,
Dá-me uma palavra a rir,
Eu me tenho por feliz
Só de te ver e te ouvir.

Depois do dia vem noite,
Depois da noite vem dia
E depois de ter saudades
Vêm as saudades que havia.

Deram-me um cravo vermelho
Para eu ver como é a vida.
Mas esqueci-me do cravo
Pela hora da saída.

Disseste-me quase rindo:
"Conheço-te muito bem!"
Dito por quem me não quer.
Tem muita graça, não tem?

Deste-me um cordel comprido
Para atar bem um papel.
Fiquei tão agradecido
Que inda tenho esse cordel.

Dizem que não és aquela
Que te julgavam aqui.
Mas se és alguém e és bela
Que mais quererão de ti?

Entreguei-te o coração,
E que tratos tu lhe deste!
É talvez por 'star estragado
Que ainda não mo devolveste ...

Tens um livro que não lês,
Tens uma flor que desfolhas;
Tens um coração aos pés
E para ele não olhas.

Tenho uma pena que escreve
Aquilo que eu sempre sinta.
Se é mentira, escreve leve.
Se é verdade, não tem tinta.

Vi-te a dizer um adeus
A alguém que se despedia,
E quase implorei dos céus
Que eu partisse qualquer dia.

Linda noite a desta lua.
Lindo luar o que está
A fazer sombra na rua.
Por onde ela não virá.

11 junho 2026

Exames...

13:01 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Exames...


        Exames... nunca desejados... mas fazem parte do percurso de todos os estudantes. 
        É uma avaliação externa. São provas indispensáveis quer para a conclusão dos diferentes ciclos quer para o processo de candidatura e ingresso no ensino superior.

        Para todos os nossos alunos, votos de muito sucesso!

Mais um ano letivo...

12:52 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Mais um ano letivo que termina ...



       Eis-nos chegados ao meio do mês de junho. As aulas terminaram!

       Mais um ano letivo chegou ao fim! Mais uma etapa termina!

        Boas férias!

        Boas férias para todos aqueles que já terminaram as suas atividades e com o sentimento do dever cumprido.

        Para os que saem da ESBN, votos de que sejam felizes e um até sempre! Para os que continuam no próximo ano letivo um até breve! E que sejam, igualmente, felizes, claro!

27 maio 2026

CLUBE DE MÚSICA - Ensaio aberto!

09:59 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 CLUBE DE MÚSICA - Ensaio aberto!


        Música! Que ótima maneira de terminar o ano letivo 2025-2026! 

        O Clube de Música da ESBN convida toda a comunidade a assistir a um ensaio, no polivalente da Escola.


        Apareça! Até porque a música nos eleva e nos torna mais humanos! 

25 maio 2026

Amor...

10:57 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Amor...

Ainda a propósito da palavra escolhida na ESBN



Cruzeiro Seixas. A palavra amor é incendiária.

amor, Manuel Alberto Valente

        Amor começa com a letra a, a primeira letra do alfabeto. Por isso o amor está no princípio de tudo, no caos original, quando Deus ainda não tinha inventado o primeiro dia nem Eva descobrira a maçã do desejo.

        A segunda letra é um m, de madrigal, de mãe, de morte, porque o amor é sempre uma maneira de afastar a mãe, de adiar a morte.

        O o não falará de ódio, nem de olvido - é um o de orgulho, de odisseia

        é uma praia quando a maré está cheia

        e a areia diminui envergonhada e frágil

        O r é o que resta quando o amor acaba - quantas vezes remorso, raiva, rebeldia 

        e a memória longínqua do primeiro dia

        da primeira palavra

        do primeiro beijo

        Escrevo esta palavra e acorrem outras que dizem quase o mesmo. A palavra irmão. A palavra abril. E o teu nome flutuando ao vento, inteiro e limpo, encostado à brancura da cal, dormindo entre lençóis de puro linho.

In A minha palavra favorita. Edição Jorge Reis-Sá. Lisboa: 2007.


21 maio 2026

E a palavra vencedora é...

13:03 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 E a palavra vencedora é...


        E este é o resultado do desafio para escolher a palavra preferida na Língua Portuguesa.

        Estas são as palavras escolhidas, com destaque para a palavra AMOR!
        Que ele se espalhe, efetivamente, por este planeta tão marcado pelos conflitos nos dias de hoje...
        
        Obrigada a todos(as) quantos(as) participaram!

11 maio 2026

E ainda a engenharia do futuro...

12:25 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 E ainda a engenharia do futuro... e a alegria do dever cumprido!






        A alegria do dever cumprido! Quando nos empenhamos, conseguimos!
        E a alegria de receber uma antiga aluna da ESBN!
       
        Parabéns 12.º D! Boa organização!


"Engenheiros do Futuro"

12:18 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 "Engenheiros do Futuro"

À conversa com a engenharia...


        A conversa com os convidados da FEUP sobre a Engenharia do futuro decorreu num ambiente muito motivador. Todos os presentes mostraram interesse e foram muitos aqueles que participaram na conversa, colocando questões e contribuindo para o debate de ideias.

        A noção de que é precisa uma aprendizagem contínua, que seja capaz de responder aos desafios do mundo de hoje , não só nos domínios técnicos mais avançados, mas também naquilo que diz respeito à IA, à robótica, à procura de novas soluções para responderem às necessidades energéticas sustentáveis foi transmitida, como o foi, igualmente, a ideia de que a atuação profissional se deve sempre pautar pela ética.

        Todos saímos mais enriquecidos e os “futuros engenheiros” ficaram, certamente, mais elucidados e conscientes das possíveis escolhas num futuro já tão próximo.

        Obrigada aos convidados pela sua disponibilidade e por toda a partilha que promoveram!

        Obrigada aos organizadores do 12.º D que souberam corresponder às expectativas!

        Obrigada aos participantes que contribuíram com a sua participação assertiva!







07 maio 2026

"Engenheiros do Futuro"

12:23 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

"Engenheiros do futuro"

7 de maio e 2026



        Decorrerá, hoje à tarde, no auditória da Escola Secundária da Boa Nova, uma conversa com três convidados da área da engenharia sobre a Engenharia no Futuro: um professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, um engenheiro a exercer a sua profissão numa empresa e, ainda, uma aluna da área da Bioengenharia. 
        Esta conversa, é organizada pelo 12.º D, na sequência do trabalho realizado ao longo do 1.º e 2.º períodos.

        Apareça!

05 maio 2026

Dia Mundial da Língua Portuguesa

11:55 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Dia Mundial da Língua Portuguesa

5 de maio de 2026




        Alunos do 9.º B respondem aos desafios do Afinal como é? depois de conversarmos sobre a importância de tratar bem a língua portuguesa, falando-a corretamente.
        E, claro, deixaram também a sua palavra preferida...
Qual será a palavra vencedora? Teremos que aguardar para saber!

04 maio 2026

Dia Mundial da Língua Portuguesa

11:33 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Dia Mundial da Língua Portuguesa

5 de maio de 2026



        O Dia Mundial da Língua Portuguesa 2026, celebrado a 5 de maio, quer destacar a dimensão global da língua, salientando a sua diversidade (que se espalha por todos os continentes) e a sua importância na promoção da paz e da diplomacia no mundo, mas também a sua relevância em áreas tão interessantes como a ciência e acultura. 

        Em 2026, no âmbito do 30º aniversário da CPLP, o lema é "Língua Portuguesa: uma ponte que une quadrantes". As comemorações, que se estendem até 10 de junho, sublinham a língua como património comum e fator de união entre mais de 260 milhões de falantes. 
        O dia 5 de maio visa, igualmente, consolidar o português como um instrumento de inclusão e diálogo, celebrando a sua vitalidade e expansão. 
        De salientar que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou esta data como Dia Mundial da Língua Portuguesa, em novembro de 2019 por reconhecer o papel capital da língua portuguesa no mundo, língua que «é o som presente d'esse mar futuro», como dizia Fernando Pessoa.

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

11:05 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

5 de maio




        A língua portuguesa tem mais de 800 anos de história documentada. A nossa língua, com raízes no galaico-português falado desde o século IX, evoluiu do latim vulgar e é, hoje, a língua oficial em nove países e, igualmente, partilhada pela região administrativa de Macau. É, pois, uma língua de grandes legados, de grandes afetos, é uma língua viva, dinâmica e que vai sendo moldada pelos seus falantes que são mais de duzentos e sessenta milhões. É a quinta língua mais falada do planeta!

        Tratemos muito bem a nossa língua portuguesa!

28 abril 2026

Livros, livros, livros...

13:02 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Livros, livros, livros...


        Livros, livros, livros... porque os livros são importantes!

        Já elaboramos a nova lista de aquisições com as propostas de muitos alunos e professores da ESBN.

        Obrigada, a todos/as quantos deixaram a sua sugestão!

        Em breve teremos mais novidades!

27 abril 2026

A beleza da arte em papel

12:04 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 A beleza da arte em papel






        E a arte não nos deixa indiferentes!

        A beleza deste balão, exposto na entrada da ESBN, encanta quem por lá passa! Faz-nos sonhar e voar mesmo sem asas...

        É obra do artista Luciano Brito que trabalha o papel como ninguém!

        Que bela homenagem ao escritor José Saramago!

José Saramago - cidadão

11:50 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 José Saramago - cidadão




        Numa palestra / diálogo, quinta-feira, 23 de abril, falamos sobre José Saramago - cidadão, mas também sobre a importância da arte e de como as diferentes artes se podem entrecruzar, completar, enfim, dialogar. 

        E, por isso, o encontro teve momentos diferentes: um primeiro momento musical, com o Rodrigo Geraldes, depois uma bela síntese que define Saramago, com o Nicolas Gaspar. Em seguida, uma conversa com a Dra. Fátima Matos, da Associação Ar Evento, que privou de perto com José Saramago e veio partilhar essa sua experiência, e ainda dois artistas plásticos (Marco Dias, pintor e Luciano Brito, artesão com papel). Esta conversa pretendeu destacar, sobretudo, o facto de Saramago ser um escritor que dizia “Vivo desassossegado, escrevo para desassossegar.”, uma pessoa que sempre se  preocupou com a condição humana, que nunca aceitou a resignação nem a negligência e que sempre lutou pela liberdade. Um homem solidário e generoso. Um homem preocupado com o outro.

        E todas estas características foram salientadas até porque temos, cada vez mais, de as valorizar. 

        Não nos deixemos conformar, façamos como Saramago e “vivamos desassossegados”, tornemo-nos mais humanos. Essa será a nossa grande tarefa, a grande tarefa dos jovens, quase adultos...

        E porque a música cura a alma (pensemos em Blimunda) e sempre nos eleva, deixamo-nos, então, atingir pela elevação da música e pela força das palavras que foram proferidas.

     


23 abril 2026

25 de Abril

13:47 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 25 de Abril 2026



        Celebrar Abril é  celebrar a LIBERDADE!

        É dizer não à resignação, à negligência, ao conformismo. É dizer sim à solidariedade, à dignidade humana, à HUMANIZAÇÃO.

        Não nos esqueçamos nunca que a Liberdade conquistada precisa de ser alimentada e que os valores de Abril não podem ser esquecidos.

        Este ano, Portugal celebra o 52.º aniversário da revolução e o 50.º da Constituição da República Portuguesa.

No Dia Mundial do Livro, Saramago

12:15 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 No Dia Mundial do Livro, SARAMAGO




        No Dia Mundial do Livro, José Saramago está em destaque na ESBN.

        Ao entrar na escola, pare uns minutos e leia os textos expostos!

        Visite a Biblioteca António Nobre, veja a exposição e requisite um livro deste grande escritor português, Prémio Nobel da Literatura, em 1998!

Dia Mundial do Livro 2026

09:57 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Dia Mundial do Livro 2026

23 de abril



        O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor celebra-se a 23 de abril, todos os anos, desde 1995. Esta data foi determinada pela UNESCO e é um marco simbólico na celebração da leitura e do deleite que esta nos proporciona em cada viagem pelos livros.

        Todos os anos, durante este dia, são várias as celebrações, um pouco por todo o mundo, que promovem o gosto pela leitura, visando aumentar a consciencialização sobre o grande poder dos livros e a ligação que estes estabelecem entre o passado e o futuro, entre gerações e culturas.
        E porquê este dia? É que no dia 23 abril de 1616 faleceu Miguel de Cervantes. Foi também no dia 23 de abril, em 1899, que nasceu Vladimir Nabokov e o dia 23 de abril é, igualmente, recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.

        Como este ano se assinalam os 50 anos da Constituição da República Portuguesa, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no intuito de promover a leitura como um ato de liberdade, cidadania e democracia, associou-se à comemoração desta data, criando o cartaz oficial do Dia Mundial do Livro 2026, inspirado no mote “Democracia e Cidadania”, cuja ilustração é da autoria de Carolina Celas, ilustradora distinguida com menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2025.

22 abril 2026

Dia Mundial do Livro

12:26 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Dia Mundial do Livro 

23 de abril




        “O livro é, sobretudo, um recipiente onde o tempo repousa. Uma prodigiosa armadilha com a qual a inteligência e a sensibilidade humana venceram essa condição efémera, fluente, que levava a experiência do viver para o nada do esquecimento.”

Emilio Lledó. Los libros y la libertad.

        “Tal como a sua cidade, Cleópatra encarna essa peculiar fusão de cultura e sensualidade alexandrina. […]
Quando Marco António julgava estar prestes a governar o mundo, quis deslumbrar Cleópatra com um presente. Sabia que o ouro, as joias ou os banquetes não conseguiriam acender uma luz de assombro nos olhos da sua amante, porque ela se tinha habituado a esbanjá-los diariamente.  […] Por isso, Marco António escolheu um presente do qual Cleópatra não poderia desdenhar com um ar aborrecido: aos seus pés duzentos mil volumes para a Grande Biblioteca. Em Alexandria, os livros eram combustível para as paixões.”

In Irene Valejo. O Infinito num Junco
.

José Saramago - cidadão

11:49 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 José Saramago - cidadão



        Amanhã, 23 de abril, em vésperas do 25 de Abril e no Dia Mundial do Livro, a Escola Secundária da Boa Nova recebe, no seu auditório, pelas 15:15horas, a Dra. Fátima Matos, da Associação Ar Evento, e os artistas plásticos Marco Dias e Luciano Brito, para uma conversa/diálogo sobre José Saramago - cidadão.


        Apareça!

16 abril 2026

Pedro Rodrigues na ESBN

13:25 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

Encontro com o escritor Pedro Rodrigues







        Mais um encontro com um escritor… e, esta quarta-feira, o escritor foi Pedro Rodrigues.

        Pedro Rodrigues é um jovem escritor (ainda não tem 40 anos) que nasceu na Figueira da Foz.

        Estudou engenharia civil, mas cedo percebeu que não era isso que verdadeiramente queria.

        Criou um blogue – “Os Filhos do Mondego” – e tornou-se conhecido no mundo digital. É tradutor, é ilustrador e disse: "a arte sempre me trouxe alegria".

        Publicou, em 2019, o seu primeiro romance, “Deve ser Primavera algures” – título bem sugestivo, a que se seguiram outros, como, por exemplo, “Amor de pechisbeque”, “Alice do lado errado do espelho”, A Mar” e, recentemente, "O que cede em silêncio". Sobre os seus livros partilhou "não seguem um padrão, mas partem do real conhecido para a ficção".

        Hoje, é já um autor com marca no panorama da literatura portuguesa da atualidade.

        Pedro Rodrigues esteve na Biblioteca da ESBN para falar com mais de cem alunos e  partilhar a sua experiência de leitor e de escritor, pois um bom escritor é, certamente, um grande leitor.


        Obrigada, Pedro Rodrigues, por ter vindo à ESBN.

        Obrigada à Biblioteca Municipal Florbela Espanca por nos ter proporcionado mais este encontro.


13 abril 2026

Encontro com um escritor...

15:04 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Encontro com um escritor... 


        Mais um encontro com um  escritor...

        Pedro Rodrigues estará na Biblioteca António Nobre, quarta-feira, dia 15 de abril, pelas 10:30, para conversar com alunos do 10.º ano, da ESBN.

        Apareça!

Porque escrever é importante...

13:14 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Porque escrever é importante, a voz aos artistas...



        Ainda a propósito do espetáculo "A Visita do Sr. Engenheiro", uma apreciação crítica escrita por um aluno.

A visita do Sr. Engenheiro 

        Muitos serão aqueles que já ouviram falar ou leram textos de Álvaro de Campos, uns dos heterónimos mais complexos de Fernando Pessoa e autor de um vasto reportório, no qual se incluem poemas como a “Ode Triunfal”. Mas poucos saberão que este personagem único encontrou a sua ressurreição na atualidade através de António Domingos e da sua peça de teatro itinerante “A visita do Sr. Engenheiro”.
        Esta peça consiste na declamação de sete poemas icónicos da fase intimista de Álvaro de Campos, entre os quais estão "Tabacaria”, “Aniversário”, “Poema em Linha Reta”, entre outros. Porém, o ator não se limita somente a recitar estes poemas de cor, embora só esse ato já seja um feito assombroso de memória. Ele também interpela e interage com o público, ao mesmo tempo que o guia com uma subtileza e uma coesão quase perfeitas por entre os textos, de tal forma que quase não dá para entender quando é que acaba um e começa o outro. Ao todo, este processo demora pouco mais de 50 minutos, já contando com a parte final das perguntas ao artista.
        No entanto, o passar do tempo mal se nota, de tanta que é a paixão e energia da atuação, mesmo nos momentos mais depressivos. E é também essa atuação tão carregada de emoção que leva o público a crer que está perante não um ator que nem sequer tem formação nesse ofício, mas sim o próprio heterónimo, que escapou das páginas para o mundo real. E, nesta fuga, ele partilha as suas aflições e reflexões acerca da sua vida, de si mesmo, da sociedade e do mundo em geral, o que leva a uma certa reflexão por parte do espectador e também a uma certa empatia para com esta personagem tão atormentada.
        Portanto e em suma, “A visita do Sr. Engenheiro”, devido à sua expressividade, qualidade e emotividade, é uma experiência obrigatória para qualquer um que goste de Álvaro de Campos, para qualquer um que não o conheça e para qualquer um que não o aprecie, pois talvez passe a fazê-lo...

Gabriel Varela, 12.º C




A ESBN no LeV- Literatura em viagem

13:04 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 A ESBN no LeV- Literatura em viagem




        Numa parceria já sedimentada, a Escola Secundária da Boa Nova - Leça da Palmeira, através do grupo de teatro Sol na Caixa, participará numa sessão do LeV - Literatura em viagem, promovendo uma performance teatral.
 
        Não deixe de aparecer e apreciar o trabalho destes jovens artistas que tanto têm a dizer!

LeV - Literatura em viagem

12:54 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 LeV - Literatura em viagem

"Mais importante do que o destino é a viagem." 

Eduardo Lourenço



        LeV- Literatura em viagem 2026 regressa a Matosinhos e faz a festa da literatura, das palavras…

        De 10 a 19 de abril, serão muitos os escritores que passarão pelo palco da Biblioteca Municipal Florbela Espanca para o diálogo entre diferentes figuras do panorama cultural contemporâneo. Aqui se cruzarão pensamentos e reflexões sobre a atualidade e as questões que estão, hoje, na ordem do dia política, económica e culturalmente falando.


        Não deixe de aparecer!

        A entrada é gratuita!

EÇA DE QUEIRÓS - 180 anos do seu nascimento

12:18 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 EÇA DE QUEIRÓS - 180 anos do seu nascimento




        Nos 180 anos do nascimento de Eça de Queirós, a Biblioteca António Nobre convida toda a comunidade educativa a ler e/ou reler a obra deste grande escritor português do século XIX.

        Visite a Biblioteca!
        Requisite um livro de Eça de Queirós e aprecie a exposição sore a vida e a obra deste escritor!

25 março 2026

A música está sempre presente!

13:44 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments


A música está sempre presente!



        Porque a festa não se faz sem música, vivemos, hoje, um momento especial: o Alexandre, um aluno da SAA,  brindou-nos com um belo momento musical. A alegria vivida esta manhã, na Biblioteca António Nobre, espelhou-se no rosto de todos os presentes, que aplaudiram entusiasticamente o nosso artista.

        Parabéns, Alexandre!
        O nosso muito obrigada!


 

E a Festa da Poesia continua na Biblioteca António Nobre!

12:47 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 E a Festa da Poesia continua na Biblioteca António Nobre!






        Mais poesia, mais leitura, hoje, com os alunos da Sala de Apoio à Aprendizagem.

        Depois de uma leitura expressiva do poema Primavera, de Miguel Torga, os alunos da Sala de Apoio à Aprendizagem falaram sobre esta bela estação do ano, que sempre nos convida à renovação e nos ajuda a manter a esperança num amanhã melhor, tendo feito, depois, uma trabalho manual alusivo à época: pássaros e flores invadiram a Biblioteca António Nobre!

24 março 2026

Que outros livros gostaria de ter na nossa Biblioteca?

13:31 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

                  Que outros livros gostaria de ter na nossa Biblioteca?


        Os dias cresceram, há mais tempo para ler e a Biblioteca António Nobre incentiva os alunos da ESBN a fazerem propostas para  a aquisição de novos títulos.

        Para isso, existe uma caixa, na BE,  na qual pode deixar as suas sugestões!

        Não deixe de participar!

Celebrando a Poesia na Escola Secundária da Boa Nova

09:47 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Celebrando a Poesia na Escola Secundária da Boa Nova










        Inserida na Semana da Leitura, a Festa da Poesia abriu a semana com alunos do ensino articulado de música. Poesia e música andam de mãos dadas, tornando o nosso mundo mais belo e mais humano...


        "Há muitos e muitos milhares de anos, a poesia aproximou-se do homem e tão próximos ficaram, que ela se instalou no seu coração. E começaram a ver o mundo conjuntamente estabelecendo uma inseparável relação que perdurará para sempre. Não demorou muito a que a poesia se emancipasse, autonomizando-se. Como uma rosa de cujas pétalas centrípetas emana a beleza e o mais intenso perfume, sem nunca prescindir da defesa vigilante dos seus espinhos, assim cresceu livre a poesia carregada de silencioso mistério e sedução. […]"

Manuel Hermínio Monteiro. Rosa do Mundo 2001 Poemas para o futuro. Porto 2001. Lisboa: Assírio & Alvim.




23 março 2026

Concurso Local de Leitura - Prova concelhia

13:08 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Concurso Local de Leitura - Prova concelhia








        Dia vinte de março, sexta-feira, nas instalações da Câmara Municipal de Matosinhos, teve lugar o Concurso Local de Leitura e fez-se a festa da leitura . Alunos dos diferentes níveis de ensino das escolas do concelho (82 alunos, este ano) mostraram a sua competência leitora, primeiro numa prova escrita e depois numa prova oral, perante um júri e uma plateia entusiasmada.

        Os alunos envolvidos estão todos de parabéns!

        A Ana Beatriz Vaz e o João Luís Martins, do 7.º B e 11.º D, respetivamente, sobressaíram e passaram à última fase do concurso, tendo a Ana Beatriz conquistado o segundo lugar, do 3.º ciclo do ensino básico.

19 março 2026

Poesia pela Paz!

13:18 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 Poesia pela Paz!




 Como os tempos que correm parecem ter esquecido a sua importância …


ODE À PAZ


Pela verdade, pelo riso, pela luz, pela beleza,

Pelas aves que voam no olhar de uma criança,

Pela limpeza do vento, pelos atos de pureza,

Pela alegria, pelo vinho, pela música, pela dança,

pela branda melodia do rumor dos regatos,

Pelo fulgor do estio, pelo azul do claro dia,

Pelas flores que esmaltam os campos, pelo sossego, dos pastos,

Pela exatidão das rosas, pela Sabedoria,

Pelas pérolas que gotejam dos olhos dos amantes,

Pelos prodígios que são verdadeiros nos sonhos,

Pelo amor, pela liberdade, pelas coisas radiantes,

Pelos aromas maduros de suaves outonos,

Pela futura manhã dos grandes transparentes,

Pelas entranhas maternas e fecundas da terra,

Pelas lágrimas das mães a quem nuvens sangrentas

Arrebatam os filhos para a torpeza da guerra,

Eu te conjuro ó paz, eu te invoco ó benigna,

Ó Santa, ó talismã contra a indústria feroz.

Com tuas mãos que abatem as bandeiras da ira,

Com o teu esconjuro da bomba e do algoz,

Abre as portas da História,

                        deixa passar a Vida!


Natália Correia, in Drujba - Amizade, revista da Associação Portugal-Bulgária, Julho/Setembro de 1989