• Moodle
  • TNSJ
  • Serralves

16 maio 2023

Projeto Centurium - O Jogo do Moinho

12:50 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

        


        No passado dia 5 de maio, na celebração do Dia da Escola, as turmas de 7.º ano apresentaram o trabalho desenvolvido nas Semanas Alternativas, no âmbito do Projeto Centurium. Este Projeto inspirou-se no Programa Educativo Centurium que, a partir de Jogos Romanos de Tabuleiro, incentiva a construção de projetos pedagógicos interdisciplinares e inclusivos.

        As turmas de 7.º ano dedicaram-se ao Jogo do Moinho e à exploração da presença romana no concelho de Matosinhos. Os alunos construíram tabuleiros do Jogo do Moinho, em formato físico e digital; traduziram as regras do jogo para inglês; realizaram uma visita de estudo à Casa do Mar e Tanques Romanos, em Angeiras;  construíram uma maquete de um tanque de salga; escreveram textos informativos sobre a técnica da salga, após pesquisas;  exploraram e construíram caminhos de “Roma a Angeiras”; participaram em campeonatos interturmas do Jogo do Moinho e foram noticiando as atividades desenvolvidas na newsletter da escola.

        No Dia da Escola, expuseram os trabalhos desenvolvidos e deslocaram-se, na formação tartaruga utilizada pelos soldados romanos, até ao pavilhão gimnodesportivo para realizarem um jogo do moinho humano. À tarde, contámos com a presença de algumas famílias para um jogo do moinho em família. 







0 comentários:

Enviar um comentário