• Moodle
  • TNSJ
  • Serralves

31 janeiro 2024

À conversa com...

10:50 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 


    António Moncada de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes, é convidado da ESBN, no dia 7 de fevereiro.

    António Moncada de Sousa Mendes é licenciado em Ciências Políticas e possui um mestrado em Estudos Russos (Teatro) obtido na Universidade de Montreal, Canadá.

    É cofundador da Fundação Aristides de Sousa Mendes, constituída no ano de 2000 com o objetivo de difundir a memória do seu avô, nomeadamente o Ato de Consciência de Aristides de Sousa Mendes, mas também com o propósito de recuperar a casa da família, a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato.

 

     “Ser neto do Cônsul de Bordéus é uma marca para a vida. Pelo menos, para a minha tem sido. Até porque o meu primeiro “visto” tem a assinatura de Aristides de Sousa Mendes. Foi o meu avô que, em conjunto com o seu filho mais novo, o meu tio João Paulo, foi testemunha do meu nascimento no documento do Registo Civil que deu início à minha existência legal. Conforta-me saber que o homem que salvou tantas vidas, com a sua assinatura em vistos para quem tentava desesperadamente escapar à morte decretada pelo horror nazi, pôs o seu nome no meu “visto para a vida””.

In, Aristides de Sousa Mendes – Memórias de um Neto


0 comentários:

Enviar um comentário