• Moodle
  • TNSJ
  • Serralves

20 março 2024

12:53 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments


 DIA MUNDIAL DA POESIA

21 de março


        O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março desde 1999 e foi instituído pelo UNESCO.

        O objetivo desta celebração é não só reconhecer os diferentes movimentos poéticos mas também incentivar à leitura desta arte que acompanha o ser humano desde sempre. A poesia, como toda a arte, ilumina o nosso quotidiano e permite a cada um de nós sobreviver num mundo cada vez mais marcado pelo desassossego e pela violência.

        Um bem haja a todos os poetas!



Preparativos de viagem


“Ao fazer a mala, tenho de pensar em tudo o que lá

vou meter para não me esquecer de nada. Vou ao

dicionário e tiro as palavras que me servirão

de passaporte: o equador, uma linha

de horizonte, a altitude e a latitude,

um lugar de passageiro insistente. Dizem-me

que não preciso de mais nada; mas continuo

a encher a mala. Um pôr-do-sol para que

a noite não caia tão depressa, o toque dos teus

cabelos para que a minha mão os não esqueça,

e aquele pássaro num jardim que nasceu

nas traseiras da casa, e canta sem saber

porquê. E outras coisas que poderiam

parecer inúteis, mas de que vou precisar: uma frase

indecisa a meio da noite, a constelação

dos teus olhos quando os abres, e algumas

folhas de papel onde irei escrever o que a tua ausência

me vem ditar. E se me disserem que tenho

excesso de peso, deixarei tudo isto em terra,

e ficarei só com a tua imagem, a estrela

de um sorriso triste, e o eco melancólico

de um adeus.”


Nuno Júdice


0 comentários:

Enviar um comentário