Camilo visto pelos alunos de Oficina de Artes
No âmbito do Projeto A(R)RISCAR, promovido pela AJUDARIS, os alunos do 12ºJ, na disciplina de Oficina de Artes participaram com a realização de ilustrações para comemorar o Bicentenário de Camilo Castelo Branco. O Projeto tem como objetivo despertar e promover o espírito criativo dos jovens através da arte. Neste ano de celebração, os alunos recriaram a obra, o autor e algumas curiosidades da vida de Camilo Castelo Branco.
Beatriz Nunes | 12ºJ
Neste trabalho, foi realizada uma caricatura com alguns elementos representativos da vida do escritor português Camilo Castelo Branco com recurso à técnica de linogravura para fazer uma impressão sobre papel.
Os materiais utilizados foram: placa de linóleo, tinta de linóleo, goivas e prelos.
Catarina Crista | 12ºJ
No âmbito da disciplina de Oficina de Artes, foi desenvolvida uma impressão em linóleo inspirada na vida e obra de Camilo Castelo Branco. Foi utilizado o Coração de Viana como símbolo do seu amor e sofrimento, uma rosa com espinhos remetendo para a obra "Amor de Perdição" e um padrão de azulejo tradicional para invocar a identidade cultural portuguesa. A composição traduz a intensidade emocional das suas histórias, unindo o simbolismo e a tradição para celebrar o bicentenário do escritor.
Francisca Tavares | 12ºJ
Trabalho realizado com recurso à técnica de linogravura, representando uma cena romântica da obra "Amor de Perdição", na qual Simão e Teresa vivem um encontro proibido, evidenciado pelo contraste dramático e pelos traços expressivos.
Gonçalo Castro | 12ºJ
Este trabalho consiste na criação de um retrato simplificado de Camillo, utilizando a técnica de gravura em linóleo. O processo envolveu a transposição de uma imagem para a matriz de linóleo, simplificando os traços faciais e destacando as características mais marcantes do Camilo.
Laila Silva | 12ºJ
Ilustração do retrato de Camilo Castelo Branco. Técnica/suporte: linogravura sobre papel.
Leonor Teixeira | 12ºJ
Representação de um autorretrato de Camilo Castelo Branco, como se estivesse a ver o seu reflexo num espelho com um aspeto antigo e esculpido, simbolizando introspeção e o peso da sua trajetória.
Através da técnica de linogravura foram explorados contrastes dramáticos, com texturas detalhadas do rosto, cabelo e barba, além de um leve efeito de distorção no reflexo. O espelho simboliza a dualidade entre realidade e ilusão, capturando a inquietação e genialidade do autor.
Maria Serra | 12ºJ
Ao longo deste trabalho procurou-se representar Portugal através de diferentes elementos: ao centro a figura de Camilo Castelo Branco, ícone da literatura portuguesa; à sua volta usaram-se figuras de objetos ou edifícios associados à cultura portuguesa como as sardinhas.
Técnica/suporte: Linogravura sobre cartolina. A cor lilás simboliza a fantasia na envolvência da obra "Amor de Perdição".
Mariana Couto | 12ºJ
Este trabalho consiste na criação de uma impressão em linogravura sobre cartolina representando Camilo Castelo Branco, um dos maiores escritores do século XIX em Portugal. O processo desenvolve-se desde a conceção do desenho até a impressão final, explorando técnicas da gravura em relevo para captar a expressividade e a personalidade do autor.
Tomás Nery | 12ºJ
Neste trabalho foi realizada uma caricatura do famoso escritor português Camilo Castelo Branco, utilizando a técnica de linogravura para fazer a impressão.
0 comentários:
Enviar um comentário