"Celebrar a Casa com sílabas e na musical ordem do arquiteto..."
“A arquitetura é o ponto de encontro entre a arte que sonha e a ciência que constrói. É quem dá forma às visões alheias, convertendo palavras em espaço.”
Catarina Vilar
Respondendo ao desafio que nos foi lançado pela Casa de Arquitetura de Matosinhos para nos associarmos à celebração do seu 8.º Aniversário e à homenagem ao arquiteto Manuel Correia Fernandes, criamos este espetáculo.
O desafio foi grande, mas a Arte pode tudo! E a amor à Arte, mais ainda! E aquilo que nos propusemos fazer foi fundir palavras e música para fazer parte da nossa humanidade.
O nosso espetáculo foi constituído por quatro momentos que se seguiram, um após outro, harmoniosamente, percorrendo diversos espaços da Casa guiados pela música e pelas palavras de diferentes autores (poetas e arquitetos): Le Corbusier, Siza Vieira, Manuel António Pina, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen, Alvar Aalto e Óscar Niemeyer que abordam os temas da arquitetura, da cidade e da casa.
E com este espetáculo deambulatório festejou-se a Arte: a arquitetura, a música e a poesia numa partilha de emoções e de sentimentos, de professores e alunos da Escola Secundária da Boa Nova e da Escola de Música de Leça da Palmeira, uma performance que encheu, certamente, de beleza as vidas de quantos participaram…

















