• Moodle
  • TNSJ
  • Serralves

30 março 2023

BIBLIOTECA FORA DE PORTAS…

11:22 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

 



     O Porto de Camilo Castelo Branco

 

“Se aceitarmos que as cidades mais verdadeiras são as que inventamos, porque subsistem na memória mesmo que tudo o mais desapareça, façamos uma incursão, ainda bem real, através do Porto do Romantismo, regredindo no tempo até ao período entre os anos vinte e setenta [do século XIX]. É uma viagem surpreendente, a um burgo simultaneamente dentro e fora do tempo, um passeio mágico onde temos o privilégio de sermos guiados por figuras de monta como Camilo Castelo Branco, Ramalho Ortigão, Arnaldo Gama, Júlio Dinis, Teixeira de Vasconcelos e o próprio Garrett, que também quis marcar presença…”

Hélder Pacheco

 “Estou triste. Aproxima-se a hora de deixar para sempre esta terra, onde, a par de muitos dissabores, experimentei alegrias instantâneas. Não é da gente que tenho saudades. É de não sei quê…”

Camilo Castelo Branco

“O Porto é a cidade de Camilo. Está nas suas novelas, como nos Lusíadas o mar, e o Adão na Bíblia. […]” 

Teixeira de Pascoaes

A Biblioteca António Nobre organizou, no dia 29 de março, uma visita ao Porto de Camilo Castelo Branco. Nesta visita de estudo, os alunos do 11.º B e várias professoras calcorrearam ruas e visitaram espaços da cidade do Porto que estão intimamente ligados à vida e à obra de Camilo Castelo Branco.







0 comentários:

Enviar um comentário