Torneio de xadrez
11 de dezembro na Biblioteca
A Biblioteca António Nobre organiza, hoje, durante a manhã, o Torneio de Xadrez.
São muitos os alunos inscritos!
Boa Sorte a todos!
Torneio de xadrez
11 de dezembro na Biblioteca
A Biblioteca António Nobre organiza, hoje, durante a manhã, o Torneio de Xadrez.
São muitos os alunos inscritos!
Boa Sorte a todos!
DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos são os direitos básicos e a liberdades dos seres humanos que são inalienáveis e independentes de raça, de género, de nacionalidade, de etnia, religião ou qualquer outra condição. São direitos civis e políticos; direitos económicos, sociais e culturais; direitos difusos e coletivos. Os Direitos Humanos são essenciais para a existência da paz, da justiça, da democracia e para que cada indivíduo possa viver com dignidade e realizar-se, sendo uma responsabilidade de todos defendê-los e promovê-los.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos existe desde 1948. É um documento de capital importância, uma vez que estabelece, pela primeira vez, os direitos fundamentais como um padrão comum a ser alcançado por todos os povos e nações, após as atrocidades vividas durante a Segunda Guerra Mundial.
Vamos todos colaborar e zelar pelo cumprimento dos Direitos Humanos!
Festa da Poesia
A Poesia em Vai e Vem
Celebrar a poesia é sempre motivo de regozijo e, para nós, professores e
alunos da ESBN, é-o muito particularmente, quando associamos a poesia à
música.
Foi, por isso, com enorme satisfação que aceitamos o convite da Biblioteca
Municipal Florbela Espanca, através da pessoa do Dr. António Lage e, mais uma vez, nos
associamos à Escola de Música de Leça da Palmeira para viver a Poesia em Vai e Vem.
Num pequeno momento poético e musical, foram lidos poemas que atravessam os vários
séculos da poesia portuguesa e que têm em comum o tema “os olhos”.
Os olhos são instrumentos que fascinam, que seduzem, que ferem e podem “matar” de
tal forma carregam e refletem todas as paixões da alma... e isto é válido para quem olha, mas
também para quem é olhado...
“Quando os olhos mergulham fundo trazem à superfície qualquer coisa que
nem sequer suspeitávamos que lá pudesse existir.”, disse, um dia, Eugénio de
Andrade.
Música e poesia fundiram-se numa só arte e, através delas, reforçamos a nossa
capacidade de resistir ao confronto com o mundo em que vivemos sem esquecer que os
poemas são a continuação dos seus autores e a leitura de poemas é o caminho realizado ao
encontro dos outros.
Já é Natal na Biblioteca da ESBN
Já chegou o Natal à Biblioteca António Nobre e com a habitual Feira do Livro Usado. Quem sabe se não encontra por aqui um presente para fazer alguém feliz?
Apareça e ajude a Biblioteca a crescer!
A Poesia em Vai e Vem
Festa da Poesia na Biblioteca Municipal Florbela Espanca
5 de dezembro às 17:30
"Celebrar a Casa com sílabas e na musical ordem do arquiteto..."
“A arquitetura é o ponto de encontro entre a arte que sonha e a ciência que constrói. É quem dá forma às visões alheias, convertendo palavras em espaço.”
Catarina Vilar
Respondendo ao desafio que nos foi lançado pela Casa de Arquitetura de Matosinhos para nos associarmos à celebração do seu 8.º Aniversário e à homenagem ao arquiteto Manuel Correia Fernandes, criamos este espetáculo.
O desafio foi grande, mas a Arte pode tudo! E a amor à Arte, mais ainda! E aquilo que nos propusemos fazer foi fundir palavras e música para fazer parte da nossa humanidade.
O nosso espetáculo foi constituído por quatro momentos que se seguiram, um após outro, harmoniosamente, percorrendo diversos espaços da Casa guiados pela música e pelas palavras de diferentes autores (poetas e arquitetos): Le Corbusier, Siza Vieira, Manuel António Pina, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen, Alvar Aalto e Óscar Niemeyer que abordam os temas da arquitetura, da cidade e da casa.
E com este espetáculo deambulatório festejou-se a Arte: a arquitetura, a música e a poesia numa partilha de emoções e de sentimentos, de professores e alunos da Escola Secundária da Boa Nova e da Escola de Música de Leça da Palmeira, uma performance que encheu, certamente, de beleza as vidas de quantos participaram…
Dia Mundial da Filosofia
20 de novembro de 2025
Aristóteles
O Dia Mundial da Filosofia é celebrado desde 2002, anualmente, na terceira quinta-feira de novembro. Com esta celebração a UNESCO pretende destacar a importância da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano, tanto culturalmente como ao nível de cada indivíduo.
Sendo a filosofia uma disciplina inspiradora, ela motiva a transformação das sociedades, uma vez que estimula o diálogo intercultural. Ao despertar as mentes para o exercício do pensamento e o confronto racional de opiniões, a filosofia contribui para a construção de uma sociedade mais tolerante e respeitadora, auxiliando na compreensão e na resposta aos principais desafios contemporâneos.
O exercício coletivo de pensamento livre, racional e informado sobre os principais desafios do nosso tempo é, pois, um exercício que deve ser incentivado pela Escola e a ESBN assim faz.
A propósito do almoço filosófico - Leituras para refletir...
Porque a leitura faz bem e nos ajuda a pensar e, muitas vezes, a mudar a nossa forma de pensar e de agir, a Biblioteca António Nobre propõe a leitura de dois poemas de autores consagrados da literatura portuguesa.
Leia! Leia sempre!
Uma vez que já tudo se perdeu
Que o medo não te tolha a tua mão
Nenhuma ocasião vale o temor
Ergue a cabeça dignamente irmão
Falo-te em nome seja de quem for
No princípio de tudo o coração
Como o fogo alastrava em redor
Uma nuvem qualquer toldou então
Céus de canção promessa e amor
Mas tudo é apenas o que é
levanta-te do chão põe-te de pé
Lembro-te apenas o que te esqueceu
Não temas porque tudo recomeça
Nada se perde por mais que aconteça
Uma vez que já tudo se perdeu
Ruy Belo
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Celebrar a Casa com sílabas e na musical ordem do arquiteto...
No próximo dia 21 de novembro, sexta-feira, pelas 21h, na Casa da Arquitetura de Matosinhos, a Biblioteca António Nobre, da Escola Secundária da Boa Nova - Leça da Palmeira, em parceria com a Escola de Música de Leça da Palmeira, promove um espetáculo: uma performance poética e musical.
Serão lidos textos de diferentes autores que abordam o tema da arquitetura, da cidade e da casa, acompanhados musicalmente num trabalho conjunto de professores e alunos das duas escolas.
Apareça! A entrada é livre!
Almoço filosófico
5 de novembro
Porque a Biblioteca António Nobre fomenta aprendizagens multifacetadas e interativas, não formais mas muito ricas, no dia 5 de novembro, em parceria com o Projeto Cultural de Escola, e depois de uma aula plenária, que teve lugar no auditório da ESBN, recebeu Paulo Pires do Vale, coordenador do Plano Nacional das Artes para um "Almoço Filosófico".
Num ambiente descontraído, professores e alunos que estão envolvidos nos diferentes projetos promovidos pelo Projeto Cultural de Escola conversaram não só sobre as atividades desenvolvidas nesse âmbito mas também sobre o tema lançado para este ano: "E em vez do medo?".
Extensão da sala de aula, a BE é um espaço mais livre e mais rico em informação, é um espaço em que os alunos aprendem a ser críticos e interventivos, logo melhores cidadãos.
Visitas à Biblioteca
Durante o mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, são muitos os alunos que visitam a BE, acompanhados pelos seus professores de Português. São visitas programadas pela professora bibliotecária que, de forma muito interativa, apresenta o espaço aos novos alunos alunos, explica-lhes as normas de funcionamento da biblioteca, bem como tudo aquilo que este equipamento tão importante na vida da escola pode oferecer aos alunos e a toda a comunidade escolar.
Encontro com o escritor Miguel D' Alte
Este encontro foi possível graças à parceria estabelecida com a Biblioteca Municipal de Matosinhos – Florbela Espanca, através do Dr. António Lage a quem ESBN agradece.
Miguel D’Alte já publicou vários livros e prepara-se para, na próxima semana, lançar mais um título - "Todas as Famílias Felizes".
Tivemos a oportunidade de falar com um escritor, perceber as motivações que o levaram à escrita e como se desenvolve o seu processo criativo, que tipo de leituras faz…, enfim, tivemos a oportunidade de mergulhar no universo da escrita e da leitura…
Obrigada, Miguel, por esta conversa tão interessante!
Dia do Diploma
Foi
com imensa satisfação que, mais uma vez, vimos o auditório da ESBN tão cheio de
alunos, pais e encarregados de educação que, connosco, quiseram partilhar este
momento tão especial para a escola e para os alunos que, de alguma forma, se
destacaram. Ficamos felizes por responderem a este nosso convite para aplaudirmos
o desempenho e o envolvimento dos nossos alunos, os acarinharmos, mostrando-lhes
que o esforço despendido e o trabalho realizado valeram a pena.
E se a Escola existe como um espaço para transmitir conhecimentos, ela é, igualmente, um espaço que tem de ser capaz de ensinar também valores e procedimentos para a resolução de problemas, para que os nossos jovens possam compreender melhor o mundo em que estão inseridos e dele fazer parte, intervindo civicamente como cidadãos de pleno direito. E foram alguns desses jovens que subiram ao palco. Receberam um diploma que lhes reconhece mérito pelo seu desempenho na aquisição do conhecimento, mas igualmente mérito pelo seu envolvimento na vida da escola e para a qual contribuíram tornando-a mais humana.
E porque uma festa não se faz sem música, e a ESBN fomenta as artes em geral e a música muito particularmente, começamos por ouvir o Rodrigo Geraldes, aluno do 12.º D, que nos proporcionou um breve momento musical.
E como não podia deixar de ser, a poesia também esteve presente: ouvimos a Sofia Silva, do 12.º C ler um poema de um grande pedagogo, Paulo Freire, que nos fala do que é a Escola e o Nícolas Gaspar, do 12.º D, leu um poema, de Cecília Meireles, que reflete sobre a necessidade de se fazer, ao longo da vida, opções, de fazer “Isto ou aquilo”.
Parabéns a todos!
Alunos da SAE festejam o Outono na Biblioteca
Alunos da SAE (Sala de Apoio Especializado) vieram festejar o Outono na Biblioteca António Nobre.
Numa relação feliz entre a professora bibliotecária e alunos e professores da SAE, realizou-se uma atividade prática na BE: partindo da leitura do poema "Outono", de Miguel Torga e de alguns Haykous, associamos, mais uma vez, a poesia a "manualidades" e, com criatividade, os alunos fizeram umas árvores. Falamos das características desta estação do ano, das cores que a caracterizam, dos produtos típicos desta altura do ano e, depois, criamos.
As belas árvores feitas nesta atividade estão em exposição na Biblioteca.
Venha visitar-nos!
Público na escola
Um projeto de literacia mediática
Encontro com o escritor Miguel D' Alte
Mais um encontro com um escritor na Biblioteca António Nobre!
No dia 28 de outubro, terça-feira, pelas 10:15h, a Biblioteca António Nobre recebe o escritor Miguel D' Alte, numa parceria com a Biblioteca Municipal de Matosinhos - Florbela Espanca.
O escritor, nascido no Porto, partilhará, certamente, com os nossos jovens alunos a sua experiência de vida, o porquê da escolha pela arte da escrita e, claro, o processo criativo.
Visite a Biblioteca e inspire-se na obra deste autor!
Ler e refletir
No cantinho da "Leitura a mexer..." os textos para ler e refletir e, porque não, fazer agir... vão sendo atualizados.
Esteja atento!
Participe e faça sugestões!
E no início do ano letivo 2025-2026, para este mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o texto escolhido é "A Escola", do pedagogo Paulo Freire, texto que a seguir se apresenta.
A Escola
Escola é…
o lugar onde se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos…
Escola é, sobretudo, gente.
Gente que trabalha,
que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
o coordenador é gente,
o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um se comporte
como colega, amigo, irmão.
Nada de ilha cercada de gente por todos os lados.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, e se amarrar “nela”.
Ora, é lógico…
numa escola assim
vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se, ser feliz.
Paulo Freire (educador, 1921-1997)
László Krasznahorkai - Prémio Nobel da Literatura 2025
Xadrez na Biblioteca António Nobre
O xadrez está de regresso à Biblioteca António Nobre. Todas as quintas-feiras, das 11:00 às 14:30 horas, mestre Vitorino partilha o seu saber e experiência com os alunos da ESBN.
Apareça e aprenda e/ou pratique este jogo de estratégia!
Outubro - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
Saudades...
5 de outubro - Dia Mundial do Professor
O dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, foi o dia escolhido pela ESBN para fazer um merecido tributo ao professor Rui Pinheiro, precocemente desaparecido.
Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
A Escola
Porque a ligação continua...
Todos os anos os vemos partir, voar para realizarem sonhos mais altos, mas a ligação com a ESBN e os seus professores continua... São "raízes" que se alimentam nesta «Escola de afetos».
Aqui ficam dois textos enviados pelo Diogo Carvalho Barroso Alves, agora aluno do ensino superior (FEUP).
Sei que um dia olharemos
Para o passado com lágrimas
Nos olhos (dos quais já não veremos):
Lembrar a infância leva a
Lembrar que envelhecemos.
Todo este arrependimento
Que a mente tem trazido
Provém de cada momento
Improveitado e preterido
De velhos amigos que já não temos:
Lembrar o passado leva a
Lembrar o que perdemos.
Quando o tempo era em dias
E não memórias,
Quando as ruas eram vias
E não histórias,
Histórias em sorrimos e sofremos:
Lembrar a vida leva a
Lembrar que morreremos.
Não há quem saiba dizer
Como pode haver um ser
Que usa a mão de escrever
Para empunhar uma navalha,
Como pode alguém saber ler,
Da nossa História conhecer,
Mas, buscando grande poder,
entrar no campo de batalha,
Não há quem consiga entender
O quão profundo é o “temer”
Que mantemos pelo “morrer”,
E se há um deus que nos valha.
Mas eu asseguro um dever
Que cada um deve manter:
Usar poemas para suster
A esperança, se esta falha.
Só palavras podem mover,
Motivar, lutar, esmorecer,
Opor-se à compra do sofrer,
Prezando quem por paz trabalha.
Agora, irmão, deves escolher:
Vais atacar ou defender
O reino do humano saber,
És o canhão ou a muralha?
Bom ano letivo 2025-2026







