• Moodle
  • TNSJ
  • Serralves

10 abril 2024

À conversa com Sofia Lisboa

12:31 // by Biblioteca Escolar António Nobre // No comments

        

Educação e ensino durante a ditadura: conceções e prática político-educativa do regime





        Decorreu, ontem, 9 de abril, a palestra subordinada ao tema Educação e ensino durante a ditadura: conceções e prática político-educativa do regime, da responsabilidade da Dra. Sofia Lisboa, do Instituto de História Contemporânea. Esta palestra integra-se no programa da celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, do Programa de História na Esfera Pública do Instituto de História Contemporânea.

        Durante este encontro, e na perspetiva de fomentar a discussão em torno da natureza do regime ditatorial e colonial e da história das resistências, sobre o processo revolucionário nas suas diferentes vertentes (económica, social, política e cultural), sobre a transformação do quotidiano e sobre a condição feminina, entre outras temáticas relacionadas com o 25 de Abril de 1974, foram levantadas questões provocadoras que levaram os presentes a refletirem sobre as mudanças operadas na nossa sociedade, relativamente ao período da vigência do Estado Novo. Os jovens alunos foram convocados a expor as suas ideias sobre a realidade da Escola atual e tudo aquilo que, no seu entender, deve ser mudado. 

        Passado, presente e futuro foram equacionados e confrontados, tendo sido lançados alguns desafios promotores de uma maior intervenção cívica destes jovens que precisam de perceber que a mudança pode e deve ser gerada por eles. Não são eles o futuro?


0 comentários:

Enviar um comentário