László Krasznahorkai - Prémio Nobel da Literatura 2025
László Krasznahorkai foi o escritor escolhido para receber o Prémio Nobel da Literatura 2025, o 122.º autor a ser galardoado desde que Alfred Nobel instituiu este prémio, no final do século XIX.
Para Mats Malm, secretário permanente da Academia Sueca, o escritor húngaro foi escolhido por ter produzido “uma obra convincente e visionária que, no meio do terror apocalíptico, reafirma o poder da arte.”
László Krasznahorkai escreveu sete romances, mas apenas dois foram traduzidos para português: “O Tango de Satanás” (Antígona), o seu livro de estreia originalmente publicado em 1985, e “Herscht 07769”, o seu penúltimo romance, de 2021, que acabou de ser lançado pela Cavalo de Ferro. O escritor será uma das presenças no festival literário Folio, cuja 10.ª edição decorre em Óbidos entre 10 e 19 de outubro.
Nascido em Gyula, em 1954, László Krasznahorkai frequentou um liceu especializado em latim. Estudou Direito, mas cedo o abandonou para se especializar em língua e literatura húngaras. Defendeu a sua tese sobre o conterrâneo Sándor Márai. Vencedor de vários prémios como o Man Booker International Prize (2015) e de muitas outras distinções, afirmou, um dia, numa entrevista, “Não entendo os vencedores, pois o que ganham eles ao derrotar alguém? O que ganham não é nada para mim. Eles também não sobreviverão. Em contrapartida, entendo a derrota. Entendo-a porque sinto compaixão pelo perdedor. Portanto, só se pode escrever a partir da compaixão.”
0 comentários:
Enviar um comentário