Camilo Castelo Branco
(1825 - 2025)
𝐁𝐢𝐛𝐥𝐢𝐨𝐭𝐞𝐜𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐅𝐥𝐨𝐫𝐛𝐞𝐥𝐚 𝐄𝐬𝐩𝐚𝐧𝐜𝐚 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐧𝐚𝐥𝐚 𝐨𝐬 𝟐𝟎𝟎 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐧𝐚𝐬𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐦𝐢𝐥𝐨 𝐂𝐚𝐬𝐭𝐞𝐥𝐨 𝐁𝐫𝐚𝐧𝐜𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐞𝐱𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨𝐜𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥
Em 2025, celebra-se o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, uma das figuras mais marcantes da literatura portuguesa. No âmbito das comemorações, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca inaugura no próximo dia 15 de março a exposição documental “200 anos de Camilo Castelo Branco”.
A exposição reúne uma seleção de documentos do vasto espólio Camiliano da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, constituída por mais de 1600 documentos, que inclui primeiras edições, tiposcritos, publicações periódicas e recortes de imprensa, fotografias, jornais e revistas, documentos biográficos, correspondência, entre outros.
A presente mostra pretende proporcionar ao público uma experiência educativa e enriquecedora, dando a conhecer diversas facetas da vida e obra de Camilo, perpetuando assim, o legado do autor que, através das suas palavras, traçou um mapa simbólico do Norte de Portugal e cuja “obra traz até nós o palpitar humano das províncias nortenhas no seu tempo, como uma vida que nenhum ficcionista voltou a captar”.
Camilo Castelo Branco, o representante máximo da segunda geração romântica portuguesa, nasceu em Lisboa em 1825. Foi um escritor prolifico - aliás, o primeiro escritor português a viver exclusivamente de seus textos - com mais de duas centenas de obras entre poesia, teatro, contos, romances e novelas históricas. Dedicou-se também à critica e história literária, tradução, biografias, ao jornalismo e deixou uma epistolografia vastíssima (mais de duas mil cartas). O seu romance mais conhecido e traduzido é “Amor de Perdição”, já adaptado ao cinema por vários realizadores.
A exposição estará patente ao público de 15 de março a 17 de maio no átrio da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Entrada livre e gratuita.
Estão ainda previstas as sessões sobre a temática camiliana dinamizadas pela Professora Dália Dias.
Oficinas literárias “200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco”
21 de abril: 17h30;
28 de abril: 17h30;
5 de maio: 17h30;
12 de maio: 17h30;
0 comentários:
Enviar um comentário